Relacionamento Online Gerando Vendas!

Aquecimento

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Quando eu começei na área de Vendas, eu pensei: “Ahhhhh! Agora é mole! Só vou ficar visitando Clientes, tomando cafezinho, falando do Corinthians e, no final do mês, pegar minha GORDA comissão! Tô feito”

Diário de bordo, três meses depois: “Querido Diário, quem foi o %$#@& que inventou esta história de CRM, Pipeline de Vendas, Complex Sales Methodology, etc,etc,etc. Por que os Clientes não querem tomar cafezinho comigo? Por que não perguntam se meu time ganhou? Por que não atendem o telefone? E principalmente, CADÊ MINHA GORDA COMISSÃO !!!! Arrrrggghhhhhh!!!”.

Doze sessões de eletrochoque depois: “Querido Diário, você quer comprar alguma coisa? QUALQUER COISA? Uminha só! (frases desconexas e impublicáveis…)”

Depois de ficar privado do convívio humano por alguns meses, descobri a meditação budista-ortodoxa-conservadora-acadêmica (vamos abreviar para BOCA) e consegui voltar ao normal. Ao normal, não, aliás.

Durante as sessões de BOCA, um belo dia eu tive uma iluminação: “Quem sabe se eu parar para pensar um pouquinho mais estratégicamente, eu não vendo alguma coisa?”

Deixe-me “fuçar” nos meus alfarrábios de anotações:

Quem é o vendedor? Um amigo radical meu diz que “só existem duas profissões no mundo: vendedor ou vagabundo”. Talvez politicamente incorreto, mas técnicamente não.

O bom vendedor é um intermediador entre necessidades e ofertas. Sem ele, muitos Clientes não resolveriam seus problemas de forma rápida.

Mas, embora o vendedor trabalhe muito, ele tem de utilizar a cabeça, e não as pernas! A inteligência em Vendas é sua maior aliada!

Como quem tem BOCA vai a Roma, no próximo post vou explicar melhor.

Arrivederci!

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