Relacionamento Online Gerando Vendas!

Pecado número 7 de Vendas – Não Fazer seus Follow-Ups!

Posted in Planejamento de Vendas | 0 comments

Pecado número 7 de Vendas – Não Fazer seus Follow-Ups!

Correr, correr, correr.

Esta é a vida do vendedor médio. É pior que o coelho de Alice: “está sempre atrasado com alguma coisa”

Mas esta pressa encerra em si também um pecado gravíssimo: não fazer follow-ups de seus negócios!

Porque na cabeça do nosso amigo, depois que ele enviou a proposta e ligou para saber se o Cliente a recebeu e entendeu tudo (5 minutos depois de dar o “Send” do email…), ele relaxa e como muitos dizem “partem para outra”!

Mas que outra?

Como já expliquei em outros posts, o vendedor é um eterno otimista: ele acha que no meio dos milhares de afazeres do Cliente, é “claro” que ele vai se lembrar da sua proposta, não é mesmo?

Ele esquece que o Cliente é tão ou mais ocupado que ele. E é aí que o problema acontece!

Porque é um pecado: Já teve a desagradável surpresa de ligar para um Cliente 6 meses depois de enviar uma proposta e escutar um “obrigado, mas já adquiri o produto!”? Não preciso mais dar explicações…

Porque é facil de cometer este pecado: Por causa da transmissão do vírus abelha (hora voando, hora fazendo cera). Às vezes também é causado pelo efeito prioridade Zero: tudo é prioridade, nada pode ser postergado!  E MUITAS, MUITAS vezes porque o vendedor acha que está sendo chato! Óbviamente, não adianta fazer fups diários. Estabeleça um compromisso com o Cliente “Posso ligar na semana que vem?” e pronto.

Qual o resultado do pecado: “obrigado, mas já adquiri o produto!”, “puxa, só agora você me ligou? Já comprei!”, “não preciso mais e nem me ligue mais: atendimento assim eu não quero” e o famigerado “Quem é você mesmo?”

Como evitar cair em tentação: Organize-se. Utilize um CRM (e s e a empresa já o tem, favor usar DE VERDADE), agende fups no Outlook, Use uma agenda no mínimo. Suas Metas e seus Clientes agradecem.

Estou com pressa, por isso vou devagar (ou divagar…)!

Bye!

Poste um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>