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Pecado Número 5 de Vendas – Discurso de Vendas sem Diferencial

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Pecado Número 5 de Vendas – Discurso de Vendas sem Diferencial

É o melhor do Mercado! É o mais barato! É o mais bonito! Compre djá!

Todos os dias, somos bombardeados por centenas (e as vezes milhares) de informações. Destas, somente algumas realmente nos impactam.

E por que nos impactam? Dois motivos: dizem algo sobre o que nos preocupa no momento ou são inusitadas o suficiente para se destacar do tsunami midiático.

O bom Vendedor tem que ter um discurso que contenha os dois, para conseguir o “1 minuto extra” de atenção do Cliente.

Porque é um pecado: O Cliente não tem muito tempo para atender todas as solicitações de vendedores. Logo, os mais interessantes são normalmente selecionados para tratar com profundidade. Seleção Natural, baby, como diria o velho Darwin…

Porque é facil de cometer este pecado: Preguiça, normalmente. Copy – paste de apresentações antigas, usar os folhetos da empresa como bóia salva vidas, não parar para planejar uma ligação ou uma reunião, etc,etc,etc

Qual o resultado do pecado: 8.356 ligações e apenas duas reuniões marcadas ou 200 reuniões de 3,5  minutos, com o Cliente de pé e indicando a porta de saída, 90% das ligações de retorno respondidas com um “De que empresa você é mesmo?” e….. metas não cumpridas!

Como evitar cair em tentação: Entenda do seu mercado E do seu Produto (NESSA ORDEM: NÃO INVERTA). Você já viu como as conversas sobre um campeonato de futebol são mais interessantes do que falar com aquele chato que só fala da escalação do time dele dos últimos 20 anos? Você acha que o seu Cliente quer falar sobre o seu Produto ou o seu  Mercado? Pesquise. Agregue valor à sua conversa. Todos gostam de informações frescas de Mercado. Adicione um twist às suas visitas (pode ser até uma balinha de melão que você sempre leve para o Cliente!).

Leia Mais, Escute Mais, Sorria Mais!

Bye

3 Comentários

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  1. Matheus

    Boa noite,
    Muito obrigado pela informação contida no site!
    Mas quando será que você escreverá novamente?
    Eu gostaria muito de saber sobre, ou pelo menos quais são, os outros pecados do vendedor!
    Obrigado

  2. Carla V. Duran

    A administração de marketing pode ser definida como o esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com o mercado-alvo. Peter Drucker, um dos grandes teóricos da administração, já dizia que “sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível”. Segundo Kotler, as atividades mercadológicas devem ser traçadas através de uma filosofia eficiente, efetiva e socialmente responsável. Mas qual orientação deve guiar os esforços de marketing de uma organização? Há cinco opções: orientação de produção, de produto, de vendas, de marketing e de marketing societal.

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