Relacionamento Online Gerando Vendas!

Checklists de Vendas

checklist de vendas

Audaces fortuna iuvat – A sorte favorece o forte!

Bonito, não?

Mas vamos interpretar um pouco este provérbio latino: quem é o forte? Aquele que nasceu forte? Ou aquele que praticou e se preparou para que “na hora H” fosse o favorecido pelo resultado positivo?

E para o vendedor? Preparo é fundamental também, se quiser alcançar seus objetivos.

Óbvio que não existe preparo para 100% das situações. Mas se tomarmos alguns cuidados básicos, aumentamos em muito nossas possibilidades de sucesso.

Pensando nisso, resolvi reunir aqui alguns Checklists de Vendas, para as fases da mesma. Os almirantes de plantão que me perdoem, mas os marinheiros de primeira viagem precisam desta visão mais estruturada! Vamos lá:

Geral

  • Mantenha uma atitude positiva! Sorria sempre (mesmo ao telefone)!
  • Em primeiro lugar venda VOCÊ (você tem que ser confiável para o Cliente, ou ele não comprará NADA!)
  • Procure  entender o que o Cliente precisa, do ponto de vista DELE!
  • QUALIFIQUE o Cliente (tamanho, orçamento, etc) e QUALIFIQUE a oportunidade (tempo, valor, necessidade real, etc). Só então, trabalhe!

Planejamento de Vendas

  • Planilhas Excel NÃO CUMPREM METAS! Então, depois de Planejar, EXECUTE o planejado!
  • Alinhe a sua Meta pessoal com a Meta da empresa: se não for assim, não funciona!
  • Divida a sua Meta Financeira em unidades menores (em valores, número de Clientes e produtos vendidos – ajuda a visualizar e priorizar seu tempo e esforço)
  • Divida a sua Meta no tempo em unidades menores (metas diárias, semanais e mensais – facilita a gestão)

Gestão de Vendas

  • Meta é meta! Acompanhe diáriamente sua produtividade! (Tempus fugit – o tempo voa!)
  • Experimente, crie, meça! Não adianta ficar insistindo em iniciativas que não estão funcionando!
  • Escreva e acompanhe! Não gerencie vendas usando só a cabeça! Serve até uma planilha Excel (perdão Bill)!
  • Gestão de Vendas é um Rally: em alguns pontos você tem que correr, em outros você deve andar mais devagar, porisso a gestão por objetivos diários e semanais é importante!
  • Separe os “Negócios-Coelho” (que fecham rápidamente, mas são menores), dos “Negócios-Tartaruga” (que demoram mais, mas normalmente são maiores). Se você não os tratar de forma organizada e SEPARADA, acaba perdendo os dois!

(to be continued…)